Principal cultura cultivada nas fazendas Unisafra. Sua utilização é bastante versátil, abrangendo indústrias de cosméticos, farmacêutica, biocombustível, veterinária além da indústria alimentícia. O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo, com a produtividade média de 3.362 kg por hectare.
A produção de milho no Brasil, juntamente com a de soja, contribui com cerca de 80% da produção de grãos. A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização. A sua utilização se dá em grande parte na alimentação animal, mas também na alimentação humana, na indústria cosmética e de alta tecnologia.
O Brasil é o maior produtor de feijão do Mundo e sua cultura é uma das mais importantes para a alimentação da população do Brasil. Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são os principais produtores desse cereal, o que corresponde a quase 50% da produção nacional. Várias pesquisas vem sendo desenvolvidas no país para o melhoramento genético do alimento.
A cultura do Sorgo apresenta crescimento ascendente no Brasil, sendo o 5º cereal mais cultivado do mundo. Planta muito flexível, resistente às variações climáticas e que pode ser incluída na alimentação, tanto para dietas humanas quanto animais.
O trigo é um importante cereal cultivado em todo o mundo. Segundo a FAQ, a produção mundial em 2018 foi de 735 milhões de toneladas. Já no Brasil, segundo o IBGE, a produção foi de 4,5 milhões de toneladas no Sul do país, 505 mil toneladas no Sudeste, 30 mil no Nordeste e 138 mil no Centro-Oeste. É uma cultura de extrema importância econômica e alimentícia, fazendo parte da vida de toda a população mundial.
A aveia é uma cultura de fácil produção e bastante resistente. O Brasil é o maior produtor de aveia da América Latina. É um alimento funcional, altos valor nutricional, carregando características que contribuem para a manutenção da saúde e a redução de doenças. É cultivada durante o mês de maio e colhida no começo de outubro.